Luiz Victor - Cirurgia Plástica Estética e Reparadora

 

Quando e quanto silicone é possível ser implantado?

Após os 18 anos a paciente já esta apta a receber um implante de silicone mamário, desde que haja indicação, pois a partir desta idade a menina já tem a sua constituição corporal formada.

A cirurgia só é sugerida a garotas mais novas em casos específicos e se elas apresentarem maturidade e desenvolvimento corporal comprovados em avaliação médica. A quantidade (volume) de silicone a ser colocada na mama deve estar em harmonia com a estatura, peso e tamanho do tórax da paciente. As pessoas não devem ser influenciadas por modismos, pois num futuro próximo, quanto maior for o tamanho da prótese, maior poderá ser a tendência de flacidez nos seios.

O silicone é colocado de duas maneiras: na frente do músculo peitoral, ou atrás do músculo peitoral. Isso vai depender do volume mamário da paciente, do tipo de pele e da técnica preferida pelo cirurgião. Em relação às vias de acesso, a prótese pode ser colocada pelo sulco submamário (mais comum), pela região periaerolar (em volta da aréola) ou por via axilar.

O implante de silicone nas pernas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, começou a ser utilizado no Brasil na década de 80 com o objetivo de melhorar o aspecto das sequelas da paralisia infantil (poliomielite). Atualmente também é indicado para quem tem pernas finas ou tortuosas, que podem ou não formar um vão entre elas. Nesses casos, o silicone é colocado na parte interna das coxas, na panturrilha e no tornozelo.

A prótese de silicone também é usada por pessoas que querem aumentar ou mesmo corrigir os glúteos. As próteses são colocadas na porção alta das nádegas, por meio de uma incisão única e mediana.

A cirurgia plástica de prótese de silicone no queixo é indicada para casos em que as pessoas apresentam o que se denomina de hipomentonismo, que é o queixo retraído. Pode ser realizada tanto por incisão externa – abaixo do queixo (via submentoniana) – quanto por dentro da boca – entre a gengiva e o lábio inferior (via vestibular).

Existem também cirurgias de implante de silicone para o nariz (alternativa apenas para casos selecionados, quando o paciente necessita de projeção de dorso e ponta), para os testículos (para pacientes que tiveram que tirar um ou ambos testículos em razão de alguma doença) e para o pênis.